Piscina das Marés em Leça: uma das primeiras obras de Siza

Piscina das Marés Siza A piscina das marés localiza-se em Leça da Palmeira e é uma das primeiras obras de Álvaro Siza Vieira. De presença discreta na marginal de Leça, o seu tanque funde-se com o mar.


Ao percorrer a marginal de Leça da Palmeira encontramos duas das primeiras obras de Álvaro Siza Vieira: a Piscina das Marés e a Casa de Chá da Boa Nova.

Projetada por Siza na década de 60 e inaugurada em 1966, a Piscina das Marés inclui duas piscinas de água salgada, vestiários, balneários e um bar. Foi classificada como Monumento Nacional em 2011.

Entre 2019 e 2021, a Piscina das Marés foi reabilitada com projeto e acompanhamento da obra de Siza. Mantendo-se a linguagem original, procedeu-se à reparação de elementos em betão armado e em madeira, bem como, das superfícies do tanque principal. Foram construídos novos balneários e aumentada a área de permanência ao ar livre. Foram também melhoradas as infraestruturas de captação e filtragem de água.

Piscina das marés Siza

Piscina das marés: arquitetura

Para quem caminha na marginal de Leça, cujo arranjo urbanístico é também da autoria de Siza Vieira, o volume edificado da Piscina das Marés passa quase despercebido.

Localizada à cota baixa, da praia, a cota da cobertura situa-se à cota da estrada, o que deixa livre as vistas para o mar. As duas piscinas aninham-se no conjunto de rochas, fundindo-se com elas e com o mar.

A materialidade é em betão à vista o betão na arquitetura, à época uma linguagem nova e diferenciadora, que se conjuga com elementos em madeira e sendo o revestimento da cobertura em cobre.

O acesso à piscina faz-se por uma rampa, paralela à avenida e que nos conduz à cota baixa. Ladeados de muros em betão somos temporariamente privados da vista de mar e libertados do ruído e movimento da avenida.

Piscina das Marés Piscina das Marés
Piscina das Marés Piscina das Marés
Piscina das Marés Siza Piscina das Marés Siza

A cor do betão conjugada com a velatura escura das madeiras e um pé direito baixo em alguns pontos, conferem ao interior um carácter escuro, minimal e intimista.

Piscina das Marés Piscina das Marés
Piscina das Marés Piscina das Marés
Piscina das Marés Siza Piscina das Marés Siza

Quando saímos dos balneários e nos dirigimos à zona aberta de piscinas somos brindados com uma explosão de azul da água das piscinas, que por ilusão ótica, têm continuidade com o mar.

Piscina das Marés Piscina das Marés

A Piscina das Marés funciona durante a época balnear, mas está aberta durante todo o ano, por agendamento, para visitas guiadas de interesse arquitectónico e técnico.

Piscina das Marés Piscina das Marés


0 Comentarios