O Castelo de Pombal, cuja construção data do século XII e que fazia parte da linha defensiva do Mondego, bem como a encosta envolvente foram alvo de projeto de requalificação dos Comoco arquitectos.
Enquadramento Histórico
Pombal localiza-se no centro de Portugal, no distrito de Leiria.
A história do Castelo de Pombal remonta ao século XII, à época da reconquista cristã, servindo assim de defesa às terras a sul do rio Mondego. Em 1509, por ordem de D. Manuel, o castelo sofre obras de beneficiação, reconstruindo-se a torre de menagem medieval. No início do século XIX, durante as invasões francesas, é completamente arruinado, ficando portanto ao abandono.
Em 1910 é considerado Monumento Nacional, sendo posteriormente restaurado nas décadas de 40 e 70 do século XX, bem como, entre 2000 e 2001. Contudo, durante o século XX, a envolvente paisagística do castelo permaneceu pouco cuidada o que levou a que a população não usufruísse deste espaço.
Requalificação do Castelo de Pombal e Zona Envolvente
Assim, com o objetivo de inverter esta situação, a Câmara Municipal promoveu a requalificação da envolvente do castelo, sendo concluída em 2011. O projeto é de Comoco arquitectos, que trabalharam em estreita colaboração com o município.
A intervenção incidiu nas seguintes áreas:
Entrada e Parque de Estacionamento
Acessos ao Castelo
Os arranjos exteriores, englobam pavimentos em pedra calcária e areia compactada tanto nos novos percursos pedonais, como no espaço envolvente do castelo.
Cafetaria
A cafetaria, localiza-se junto à porta principal do castelo, e assume um imagem contemporânea. A materialidade adotada, o aço corten, enfatiza uma dicotomia entre novo e existente. O volume, fecha-se para o castelo e abre-se para sul, para a paisagem, constituindo-se, assim, uma espécie de miradouro.
Percurso pedonal e zonas de estar
Na vertente sul da encosta do castelo foi criado um percurso pedonal que une a zona de sopé ao topo, à entrada principal do castelo. Ao longo do percurso, encontramos caixas em ripado de madeira que servem como espaços de estar e de contemplação da paisagem. Também a vegetação e árvores existente foram preservadas, sendo toda a encosta limpa.
Musealização da Torre de Menagem e Receção de visistantes
Em abril de 2014, foi inaugurado, no interior do perímetro do castelo, o edifício de receção de visitantes. O novo volume foi desenhado para se assemelhar à materialidade e cor do castelo, fundindo-se com a envolvente. Assim, a nova receção constitui um pequeno volume, que lateralmente forma uma escadaria que dá acesso à cobertura em terraço. Esta é, assim, como que mais uma das plataformas do castelo, que permite observar mais de perto as janelas manuelinas.
Também a Torre de Menagem, sofreu ajustes, para adaptação a espaço museológico. A nível de arranjos exteriores, foram preservados os pavimentos em pedra existentes e colocada gravilha nos restantes espaços. O projeto é igualmente de Comoco, arquitectos.
2022 JUNHO, 23 (atualização)
2013 JANEIRO, 07
Registo fotográfico: 2013 e 2022
0 Comentarios