Bordalo II é um dos mais conhecidos artistas urbanos portugueses. Cria coloridas figuras, principalmente de animais, a partir de lixo. As suas esculturas / murais constituem, assim, um alerta para questões de sustentabilidade.
Fotografia de capa: Obra em Xabregas, Lisboa
Bordalo II: perfil
Artur Bordalo, que assina como Bordalo II, nasceu em Lisboa em 1987. É neto do pintor Real Bordalo, autor de óleos e aguarelas sobre Lisboa. Frequentou o curso de pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Bordalo II é conhecido pelas coloridas esculturas de animais feitas a partir de lixo. Na génese do seu trabalho há uma preocupação ecológica, procurando, assim, alertar para o consumo excessivo e para a grande quantidade de lixo que todos nós produzimos. Por outro lado, ao representar quase sempre animais, procura igualmente alertar para questões ambientais, nomeadamente para a questão dos animais em vias de extinção.
O material usado é diverso: lixo tecnológico, peças de automóveis, contentores partidos, móveis, entre outros. Em cada obra usa muitos quilos de peças, que depois corta e algumas pinta a spray, para dar forma aos seus big trash animals. Até hoje já reutilizou várias toneladas de resíduos.
As suas obras tem grande escala e destacam-se pela cor e pelo realismo.Tem obras em cerca de vinte países. Em Portugal, tem vários murais-esculturas em Lisboa, local onde reside e tem atelier, mas também em muitos outros pontos do país. Participou nos principais festivais de arte urbana portugueses, como por exemplo, no Wool, na Covilhã, um dos primeiros, onde deixou um Mocho, símbolo de sabedoria.
A sua exposição individual Attero (que significa desperdício em latim) em Lisboa, em 2017, teve um número de visitantes que superou largamente as expectativas. O grande interesse da comunidade escolar nesta exposição realça portanto o valor pedagógico da consciência ambiental que o trabalho de Bordalo II passa.
Apesar de ter começado como artista urbano, atualmente Bordalo II assume-se como artista plástico, que transforma lixo em arte.
Obras de Bordalo II
Lisboa
Coimbra, dez'21
2022 JANEIRO, 31 (atualizado)
2018 NOVEMBRO, 15
0 Comentarios