Bordalo II: quando o lixo se torna arte

Bordalo IIBordalo II é um dos mais conhecidos artistas urbanos portugueses. Cria coloridas figuras, principalmente de animais, a partir de lixo. As suas  esculturas / murais constituem, assim, um alerta para questões de sustentabilidade.


Fotografia de capa: Obra em Xabregas, Lisboa


Bordalo II: perfil

Artur Bordalo, que assina como Bordalo II, nasceu em Lisboa em 1987. É neto do pintor Real Bordalo, autor de óleos e aguarelas sobre Lisboa. Frequentou o curso de pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Bordalo II é conhecido pelas coloridas esculturas de animais feitas a partir de lixo. Na génese do seu trabalho há uma preocupação ecológica, procurando, assim, alertar para o consumo excessivo e para a grande quantidade de lixo que todos nós produzimos. Por outro lado, ao representar quase sempre animais, procura igualmente alertar para questões ambientais, nomeadamente para a questão dos animais em vias de extinção.

O material usado é diverso: lixo tecnológico, peças de automóveis, contentores partidos, móveis, entre outros. Em cada obra usa muitos quilos de peças, que depois corta e algumas pinta a spray, para dar forma aos seus big trash animals. Até hoje já reutilizou várias toneladas de resíduos.

As suas obras tem grande escala e destacam-se pela cor e pelo realismo.

Tem obras em cerca de vinte países. Em Portugal, tem vários murais-esculturas em Lisboa, local onde reside e tem atelier, mas também em muitos outros pontos do país. Participou nos principais festivais de arte urbana portugueses, como por exemplo, no Wool, na Covilhã, um dos primeiros, onde deixou um Mocho, símbolo de sabedoria.

A sua exposição individual Attero (que significa desperdício em latim) em Lisboa, em 2017, teve um número de visitantes que superou largamente as expectativas. O grande interesse da comunidade escolar nesta exposição realça portanto o valor pedagógico da consciência ambiental que o trabalho de Bordalo II passa.

Apesar de ter começado como artista urbano, atualmente Bordalo II assume-se como artista plástico, que transforma lixo em arte.


Obras de Bordalo II

Bordalo II
Leiria


Bordalo II Coimbra
Coimbra - Exposição Incolor


Estarreja


Oliveira do Bairro


Bordalo II
Águeda


Bordalo II
Lisboa


Tocha


Bordalo II
Figueira da Foz, out'21


Bordalo II
Coimbra, dez'21


Bordalo II
Coimbra, jan'22


2022 JANEIRO, 31 (atualizado)
2018 NOVEMBRO, 15


0 Comentarios