Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo: a vida no mar

arquitetura portuguesaO Aquário dos Bacalhaus é uma extensão do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI), do qual faz parte integrante na visita. Ambos os edifícios foram projetados pela dupla de arquitetos lisboenses ARX Portugal arquitectos.



Museu Marítimo de Ílhavo

O Museu Marítimo de Ílhavo pretende dar a conhecer a história e cultura do mar. Alberga três núcleos: o museu, o aquário dos bacalhaus e uma unidade de investigação, a Ciemar.

O projeto do Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) é do atelier ARX Portugal arquitectos, formado pelos irmãos Nuno e José Mateus. Constituiu uma profunda alteração e ampliação de um museu preexistente. O projeto foi ganho por concurso em 1997 e a obra ficou concluída em 2002.

O Museu conforma-se num conjunto de volumes de diferentes alturas, que correspondem a programas distintos: salas para exposições permanentes, a torre negra que alberga as exposições temporárias, biblioteca e cafetaria, entre outros. Os corpos organizam-se em torno de um pátio interior onde predomina o elemento água. O edifício assume uma linguagem contemporânea, que joga com o contraste da cor branca com o negro.

Museu Ilhavo Museu Ilhavo
Museu Ilhavo Museu Ilhavo

Na visita ao Museu Marítimo de Ílhavo, para além do aquário dos bacalhaus de que falaremos em seguida, destacamos a réplica à escala real de um barco bacalhoeiro, o espaço expositivo que tem patente uma vasta coleção de conchas e bivalves de todo o mundo, bem como, a sala com réplicas de barcos de pesca.

MMI

Aquário dos Bacalhaus

O Aquário dos Bacalhaus corresponde à ampliação do Museu Marítimo de Ílhavo. Desenhado igualmente pelos ARX foi inaugurado em janeiro de 2013.

O Aquário dos Bacalhaus assume uma forma longilínea, suspensa sobre o espaço público a poente, que pelo exterior veste uma pele de peças metálicas de cor negra. Este corpo pousa sobre um embasamento em betão branco.

Aquário dos Bacalhaus Aquário dos Bacalhaus

Pelo interior, este novo volume suspenso corresponde ao corredor que liga as salas expositivas do 1º piso do museu ao novo volume a poente onde se localiza o tanque com os bacalhaus. Ao longo do corredor podemos ficar a conhecer um pouco mais sobre as diferentes espécies de bacalhau. O percurso prolonga-se por uma rampa circular descendente. Permite-nos, assim, à medida que avançamos, obter perspectivas diversas sobre o tanque. O Aquário dos Bacalhaus assume-se assim como um edifício-percurso.

Com uma capacidade de 130m3 de água salgada o tanque onde vivem os bacalhaus possui rochas de fibra de vidro que simulam o habitat natural. Quer a temperatura da água quer a alimentação representam as condições ideais para o bem-estar e desenvolvimento desta espécie.

Aquário dos Bacalhaus Aquário dos Bacalhaus
Aquário dos Bacalhaus Aquário dos Bacalhaus


Prémios

O Museu Marítimo de Ílhavo foi distinguido com o prémio CONSTRUIR 2013, como o melhor Projeto Público na categoria de Arquitetura. O Museu Marítimo já fora igualmente distinguido com vários prémios de arquitetura, como o Prémio AICA 2002 e a nomeação para o Prémio Mies Van Der Rohe 2003.


2022 MARÇO, 06 (atualização)
2013 MARÇO, 17


0 Comentarios