Os ARX Portugal Arquitectos são um atelier formado pelos irmãos Nuno e José Mateus, sendo autores de uma obra ousada e inovadora. Da sua forma de projetar destaca-se o uso da maquete como elemento essencial de projeto.
10 Obras de ARX
Biblioteca Municipal de Ílhavo
Ílhavo, 2005Centro Regional do Sangue de Coimbra
Coimbra, 2007Conservatório de Música de Cascais
Cascais, 2007Edício Mythos
Lisboa, 2012Museu Marítimo de Ílhavo
Ílhavo, 2002Aquário dos Bacalhaus do Museu Marítimo de Ílhavo
Ílhavo, 2013Escola Secundária de Caneças
Caneças, 2013Fórum Sintra
Sintra, 2014Mercado Municipal de Abrantes
Abrantes, 2015Centro Sócio-Cultural da Costa Nova
Aveiro, 2015ARX: biografia
O atelier ARX Portugal foi criado em 1991 pelos irmãos Nuno Mateus e José Mateus, estando sediado em Lisboa. Naturais de Castelo Branco, ambos se licenciaram na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, na década de 80.
Nuno Mateus
Após a licenciatura Nuno Mateus trabalha sete anos fora de Portugal. Primeiro no atelier de Peter Eisenman em Nova Iorque e, posteriormente, com Daniel Libeskind em Berlim. Obteve o Master of Science em "Building Design", na Universidade Columbia em Nova Iorque. Foi igualmente professor convidado na Universidade de Houston, nos EUA. Desde 2000 é professor na Universidade Autónoma de Lisboa.
José Mateus
Após concluir o curso José Mateus colabora em conceituados ateliers portugueses. Foi professor na ESAD, bem como, no ISCTE. É autor do programa televisivo Tempo & Traço. Esteve igualmente na direção da Ordem dos Arquitetos e atualmente é Presidente da Trienal Arquitetura de Lisboa.
Arquitetura
As diferentes experiências profissionais tornam-se uma mais valia quando os dois irmãos decidem trabalhar juntos. Na verdade, os diferentes referenciais complementam-se, tornando, assim a arquitetura dos ARX ousada e inovadora. Há igualmente na sua arquitetura uma constante investigação e experimentalismo. Cada projeto incorpora um conceito forte e, simultaneamente, responde às premissas específicas do programa e do lugar. Experimentam-se igualmente novas materialidades.
A nossa arquitectura não segue um léxico, ou uma linguagem fixa. Em cada novo caso, procuramos encontrar os "vocábulos" para uma linguagem específica desse novo contexto. Mais do que procurarmos os pontos comuns entre cada novo projecto e o anterior, interessa-nos encontrar as diferenças. É como se voltássemos sempre ao zero.ARX
Como prática de projeto privilegiam o uso da maquete. Através dela chegam a uma síntese da ideia formal do projeto. Esta é refeita a diferentes escalas e em diferentes fases do projeto. Constitui assim um elemento dinâmico, que cruzado com o desenho, permite experimentar e consolidar ideias.
Prémios
A obra dos ARX tem sido alvo de vários prémios e nomeações. A nível nacional destaca-se a atribuição do Prémio AICA em 2002, assim como o Prémio Construir em 2012 e 2013.
Foram igualmente galardoados com o International Architecture Award 2006 para a Biblioteca Municipal de Ílhavo e nomeados para o Prémio Mies van der Rohe 2015 com o Aquário dos Bacalhaus.
O Museu Marítimo de Ílhavo foi nomeado para os Prémios SECIL 2002, bem como, para o Prémio Mies van der Rohe 2002.
Receberam igualmente o International Architecture Award 2007 para o projeto Casa no Martinhal e em 2008 para o projeto da Escola Superior de Tecnologia do Barreiro. Esta última obra foi ainda finalista dos prémios Enor e FAD, em 2009.
0 Comentarios