Hestnes Ferreira

Hestnes FerreiraHestnes Ferreira (1931-2018) é um arquiteto português autor de uma vasta e diversificada obra. Foi igualmente um renomado professor, sendo um dos fundadores do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra.



6 Obras de Hestnes Ferreira

Casa de Albarraque

Albarraque, 1960
Hestnes ferreira Hestnes ferreira Fotografias de arquivo

ISCTE

Lisboa, 1975
Hestnes ferreira Fotografia: wikipedia

Casa da Cultura de Beja

Beja, 1976
Hestnes ferreira

Recuperação de Arcada do século XVI

Beja, 1982
Hestnes ferreira

Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa

Lisboa, 1993
Hestnes ferreira Fotografia: wikipedia

Biblioteca de Marvila

Lisboa, 2016
Hestnes ferreira Fotografia: Junta de Freguesia de Marvila

Hestnes Ferreira: biografia

Raúl Hestnes Ferreira nasce em Lisboa a 24 de novembro de 1931. Estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e do Porto. Filho do escritor José Gomes Ferreira, cresceu num ambiente político antifascista e ligado à escrita, à música e às artes.

Enquanto estudante no Porto, concilia o curso com o trabalho em atelier. Também ainda durante o curso vive um ano em Helsínquia, na Finlândia, tomando contacto com a obra de Alvar Aalto. Logo após terminar a licenciatura, em 1961, vai para os EUA durante 4 anos, obtendo o Master in Architecture. Lá tem igualmente a possibilidade de trabalhar dois anos com Louis Kahn.

Em entrevista à OA, Hestnes refere que as suas duas grandes referências da arquitetura moderna internacional são Kahn e Aalto. Com Kahn aprendeu que era possível conjugar a tradição clássica e o legado moderno.

Em Portugal, foi influenciado por Távora, e também por Keil do Amaral, amigo de longa data do seu pai e com contactou de perto na sua juventude. Destes apreende o respeito pela arquitetura tradicional portuguesa.

Em 1965 regressa a Portugal, abrindo atelier próprio em Lisboa. Colabora com a Câmara Municipal de Lisboa, até 1971, bem como com a Câmara de Beja. Trabalha igualmente com a Direção Geral das Construções Escolares, entre 1970 e 1980.

A sua forma de projetar baseia-se no desenho, do geral ao máximo pormenor, de forma a alcançar um todo harmonioso.

Uma das suas primeiras obras é a casa de Albarraque, que desenha para o seu pai em 1960. A sua carreira está igualmente ligada ao projeto de edifícios de ensino. Em Beja tem um conjunto de projetos que foram importantes do ponto de vista social e de recuperação de património.

Atividade docente

Paralelamente exerce atividade docente. Lecionou na ESBAL, entre 1970 e 1972, e na Cooperativa Árvore do Porto, entre 1986 e 1988. Foi um dos fundadores e Professor Catedrático no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra, entre 1991 e 2003. Foi igualmente professor no ISCTE de 2001 a 2003. Depois de 2010 leciona na Universidade Lusófona, em Lisboa.

Em 2007 recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra.

Recordo-o nas aulas de projeto do 1º ano de arquitetura em Coimbra. Fazia questão de acompanhar os nossos trabalhos de perto, ajudando-nos assim a desenvolver as nossas ideias. Muitas vezes ficava noite adentro.

Prémios

1982 | Prémio Nacional de Arquitectura e Urbanismo
1993 | Prémio Nacional de Arquitectura
2002 | Prémio Valmor


+ INFO
Entrevista a Hestnes Ferreira, OA-SRS


Fotografia de Hestnes Ferreira: © Jorge Paulo Correia (todos os direitos reservados)

0 Comentarios