O hiper-realismo de Smile

SmileSmile é um artista urbano, natural de Lisboa, reconhecido internacionalmente. Tem criado murais de grande dimensão, com um traço hiper-realista e que procura passar uma mensagem, nomeadamente sobre questões de sustentabilidade.



Smile: perfil

Ivo Santos, que assina os seus trabalhos como Smile, nasceu em Lisboa em 1985, e vive em Odivelas.

Começou o seu percurso artístico em 2001, quando venceu o concurso de Graffiti de Odivelas. Em 2004 venceu igualmente o Concurso de Graffiti de Oeiras e em 2009 o de Barcelona, afirmando-se, assim, internacionalmente.

Smile tem uma grande ligação artística a Setúbal, onde pintou diversos murais. Nos túneis da Arrábida aborda 3 temas: no primeiro túnel, simula o fundo do mar, com a representação de várias espécies; no 2º túnel representa os desportos radicais praticados na Serra da Arrábida; no 3º túnel, desenha os animais da região.

Para além dos muitos trabalhos na área metropolitana de Lisboa, tem participado em eventos a nível internacional. Em 2017 faz a sua primeira exposição a solo em Paris, intitulada Stray Thoughts.

É presidente de uma associação cultural, Acuparte, que tem como objetivo a promoção e dinamização da cultura urbana.

Recentemente realizou na Figueira da Foz, dois murais de grande extensão. O primeiro que ocupa todo muro da praia de Buarcos, junto à muralha, tem como tema o mar e as questões ambientais a ele ligadas. O segundo mural, no final da circular de acesso a Buarcos, é alusivo ao 25 de abril.

Pudemos falar com ele, em Buarcos, enquanto pintava sob o sol o grande mural e nos falava do prazer e dificuldades de fazer arte de rua.

O seu traço é hiper-realista e os seus murais coloridos. A sua arte é também uma forma de alerta para questões de sustentabilidade. Em alguns dos seus murais combina retratos ou figuras rigorosos e cheios de pormenor, com formas delineadas e mais abstratas, num perfeito domínio da grande escala.



Obras de Smile

SmileOdivelas

SmileTúnel na Arrábida

SmileFigueira da Foz - Tapume de obras

SmileFigueira da Foz - Buarcos

SmileFigueira da Foz - Mural 25 abril
VER MURAL

SmilePenacova

SmileFigueira da Foz - Parque de campismo

0 Comentarios