No dia em que se comemora 47 anos da Revolução dos Cravos, apresentamos um mural alusivo ao 25 de abril, hoje inaugurado na Figueira da Foz. O autor é o artista urbano Smile.
A Revolução de 25 de Abril de 1974 é um inegável marco da história de Portugal. Trouxe liberdade, igualdade e muitos direitos. Foram conquistadas a liberdade de expressão, a igualdade de gênero, melhores condições laborais e o direito de voto para todos os portugueses(sas). Foi igualmente criado o Sistema Nacional de Saúde e democratizado o acesso à educação.
Também a nível artístico houve mudanças. Artistas plásticos, bem como de outras áreas culturais, inspirados pelo que se fazia noutros países, puderam experimentar novas linguagens e exprimir-se livremente, expondo a sua criatividade até então censurada. Também nas ruas se colavam cartazes e faziam murais numa nova liberdade interventiva em meio urbano.
O grande mural feito em Buarcos, na Figueira da Foz, vem relembrar que devemos manter vivos os pilares da democracia que hoje temos o privilégio de poder viver. O autor é o artista urbano Smile. Para além dos cravos vermelhos, símbolo da revolução, apresenta a preto e branco, os retratos de Salgueiro Maia, Sá Carneiro, Mário Soares, Álvaro Cunhal e Freitas do Amaral, fundadores de um novo regime democrático.
0 Comentarios