25 abril: o mural de Smile na Figueira da Foz

arquitetura portuguesaNo dia em que se comemora 47 anos da Revolução dos Cravos, apresentamos um mural alusivo ao 25 de abril, hoje inaugurado na Figueira da Foz. O autor é o artista urbano Smile.

 

A Revolução de 25 de Abril de 1974 é um inegável marco da história de Portugal. Trouxe liberdade, igualdade e muitos direitos. Foram conquistadas a liberdade de expressão, a igualdade de gênero, melhores condições laborais e o direito de voto para todos os portugueses(sas). Foi igualmente criado o Sistema Nacional de Saúde e democratizado o acesso à educação.

Também a nível artístico houve mudanças.  Artistas plásticos, bem como de outras áreas culturais, inspirados pelo que se fazia noutros países, puderam experimentar novas linguagens e exprimir-se livremente, expondo a sua criatividade até então censurada. Também nas ruas se colavam cartazes e faziam murais numa nova liberdade interventiva em meio urbano.

O grande mural feito em Buarcos, na Figueira da Foz, vem relembrar que devemos manter vivos os pilares da democracia que hoje temos o privilégio de poder viver. O autor é o artista urbano Smile. Para além dos cravos vermelhos, símbolo da revolução, apresenta a preto e branco, os retratos de Salgueiro Maia, Sá Carneiro, Mário Soares, Álvaro Cunhal e Freitas do Amaral, fundadores de um novo regime democrático.

Smile
Salgueiro Maia àlvaro Cunhal Mário Soares Álvaro Cunhal 2Freitas do amaral   

0 Comentarios