Requalificação do Parque Escolar

O Programa de Modernização das Escolas Destinadas ao Ensino Secundário, iniciado em 2007, tem como objetivos: a reabilitação dos edifícios escolares, a abertura da escola à comunidade e a garantia de uma gestão eficiente dos edifícios. O programa abrange um total de 332 escolas até 2015.



Cada intervenção foi tratada como um projeto único de modo a atender às necessidades e especificidades de cada escola.

Existem muitas escolas já intervencionadas podendo ser consultada toda a informação sobre as mesmas no portal do Parque Escolar.

Deixamos-vos algumas imagens de projetos de escola, selecionadas por representarem, a nosso ver, soluções interessantes do ponto de vista arquitectónico.

FASE 0

Escola Secundária D. Dinis - Lisboa

Bark Gordon, arquitectos     Projeto: 2007-2008

Fotografia: FG + SG Fotografia de Arquitectura


FASE 1

Escola Secundária Garcia de Orta - Porto

Bak Gordon, arquitectos     Projeto: 2007-2008; Re-inauguração: 2010

Fotografia: FG + SG Fotografia de Arquitectura


FASE 2

Escola Secundária Emídio Navarro - Almada

Oficina em Linha, arquitectura e design     Projeto: 2008-09; Re-inauguração: 2010

Fotografia: FG + SG Fotografia de Arquitectura


Escola Secundária de Salvaterra de Magos

João Lúcio Lopes     Projeto: 2008-09


Fotografia: João Morgado


Escola Secundária de Lousada

Carvalho Araújo     Projeto: 2008-09; Re-inauguração: 2011


Fotografia: Hugo Carvalho Araújo


Escola Secundária Quinta das Flores - Conservatório de Música de Coimbra

José Paulo dos Santos     Projeto: 2008-09; Inauguração: 2011




Escola Secundária Vergílio Ferreira - Lisboa

Atelier Central     Projeto: 2008-09; Re-inauguração: 2011


Fotografia: João Morgado

Escola Secundária Jacome Rattom - Tomar

Atelier do Chiado     Projeto: 2008-09; Re-inauguração: 2012


Fotografia: João Morgado


Escola Secundária António Damásio - Lisboa

Manuel Mendes Tainha     Projeto: 2008-09; Re-inauguração: 2013


Fotografia: João Morgado


FASE 3

Escola Básica e Secundária Braamcamp Freire - Lisboa

CVDB, arquitectos     Projeto 2009-10; Inauguração: 2012


Fotografia: Archdaily - invisiblegentleman


Escola Secundária Soares Basto - Oliveira de Azeméis

Barbosa & Guimarães     Projeto 2009-10; Inauguração: 2012

Fotografia: Barbosa & Guimarães



Retrospectiva


A rede de escolas secundárias em Portugal integra três grandes ciclos de construção:

1) um primeiro grupo formado pelos "liceus" planeados de raiz e construídos entre o final do séc. XIX e o princípio do séc. XX nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Beja e Lamego.

2) um conjunto de "liceus" e "escolas técnicas industriais" construídas entre 1936 e 1968 nas capitais de distrito e cidades mais importantes. São construídas em zonas de elevada acessibilidade e implantadas em lotes de grande dimensão, regra geral coincidindo com toda a extensão do quarteirão.
Uma das tipologias comuns a estes liceus configura-se num corpo linear de 2 ou 3 pisos e as salas organizadas em alas. Os serviços administrativos estão localizados junto da entrada principal com acesso direto pelo exterior.
As escolas industriais são constituídas por três corpos com diferentes funções: salas de aula, prática desportiva e oficinas.

3) o terceiro grupo corresponde à grande expansão da rede escolar verificada a partir do final da década de 60 do séc. XX, onde se utiliza um projeto-tipo e construção em série. O modelo é aplicado em várias zonas do país com pequenas adaptações pontuais e não levando em conta as diferentes condições térmicas locais. Designam-se por "Projetos Normalizados Tipo" sendo constituídos por um conjunto de blocos autónomos, o que permite a sua fácil adaptação às variadas naturezas topográficas. Os blocos são unidos por galerias exteriores cobertas.

No início do séc. XXI na análise feita ao estado do parque escolar constata-se que este apresenta-se degradado, com uma desadequação funcional e uma deficiente eficiência energética. Com vista a inverter esta situação é lançada uma operação de grande escala - o Programa de Modernização das Escolas Destinadas ao Ensino Secundário.


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