Fragas de São Simão: passadiços e praia fluvial

arquitetura portuguesa As fragas de São Simão localizam-se perto da aldeia de Casal de São Simão, uma das aldeias de xisto da Lousã. São uma formação rochosa que detém praia fluvial e um percurso pedestre com passadiços.

As Fragas de São Simão localizam-se bem no centro de Portugal, no concelho de Figueiró dos Vinhos, a cerca de 42km de Coimbra e 70km de Leiria. São duas formações quartzíticas que formam uma garganta por onde deixam passar as águas da ribeira de Alge.

Fragas de São Simão Fragas de São Simão

Chegar de carro às Fragas de São Simão é fácil, o acesso é via ic8 na saída Aguda/Fato. Pode estacionar-se junto do miradouro das Fragas de São Simão ou próximo da praia fluvial. Outra alternativa é ir até à aldeia e fazer o percurso desta até à praia fluvial.

Fragas de São Simão

Para quem gosta de turismo de natureza esta visita é uma aposta ganha porque une duas valências: praia fluvial e os recentes passadiços. O percurso linear de 1730 metros une as fragas a uma das aldeias de xisto da serra da Lousã: Casal de São Simão.

O miradouro das Fragas de São Simão foi recentemente requalificado oferecendo uma vista superior sobre a praia fluvial. Os passadiços em madeira integram-se na íngreme encosta, sendo muitos os degraus a descer ou a subir…

Fragas de São Simão Fragas de São Simão

Lá em baixo, o acesso à praia fluvial faz-se por uma vereda onde o verde predomina. Respira-se o ar puro da natureza e descansa-se do barulho com que convivemos nas cidades.

Fragas de São Simão Fragas de São Simão

A praia fluvial aninha-se no conjunto de rochas, no sopé das duas imponentes formações quartzíticas que se elevam na vertical muito acima do nível da água da ribeira de Alge. A água é límpida, mas fria.

Moinho das Fragas de São Simão

Junto à praia, um antigo moinho de água foi reabilitado para alojamento local, sendo o projeto do arquiteto Bruno Dias. A requalificação manteve a identidade da construção original, reaproveitando-se ao máximo os materiais locais.

Moinho das Fragas de São Simão

O percurso segue depois junto ao ribeiro, por entre árvores e mudando de margem através de pontes pedonais em ferro. Não seguimos até à aldeia, fica para uma próxima visita.

Fragas de São Simão Fragas de São Simão

Nesta última visita fomos à ermida de São Simão, situada no topo do monte e datada do século XV. Nela se inicia um percurso complementar ao anterior, com passadiços e escadas que sobem a encosta até ao seu topo e culminam num miradouro com vista sobre o vale e montes circundantes.

Fragas de São Simão Fragas de São Simão Fragas de São Simão Fragas de São Simão

O esforço para subir a íngreme subida vale a pena.

Fragas de São Simão

Registo fotográfico: 2022 AGOSTO | 2019 SETEMBRO


0 Comentarios