Óbidos: enquadramento histórico
Óbidos situa-se no litoral oeste, fazendo parte do distrito de Leiria e distando 85km de Lisboa.
A vila de Óbidos tem presumivelmente origem celta, tendo sido tomada pelos romanos no século I, a quem se atribui a construção do castelo. Em 1148 é conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques. Baluarte de resistência, o castelo de Óbidos foi sendo melhorado e ampliado durante os reinados da 1ª dinastia. É constituído pelo castelejo, desde 2007 transformado em pousada, e o bairro intra-muros.
No século XIII, o rei D. Dinis dá a vila como presente de casamento à Rainha Santa Isabel, passando Óbidos, a partir dessa altura, a fazer parte do conjunto de bens doado a todas as rainhas, até ao século XIX. A vila de Óbidos foi, assim, residência temporária em vários reinados, tendo sido sempre cuidada e preservada.
Óbidos: arquitetura
Chegados a Óbidos, ao longe, logo se percebe o núcleo muralhado, numa posição sobrelevada sobre a envolvente plana. Pode estacionar-se o carro num dos parques de estacionamento fora de portas e partir à descoberta do centro histórico a pé.
A entrada principal é a Porta da Vila datada do século XIV, que alberga no seu interior uma capela com pinturas e azulejos do século XVIII. É frequente atuarem músicos neste espaço, o que torna o ambiente especial.
© Jorge Paulo
Intra-muros a principal artéria é a rua Direita, que liga a porta da Vila ao Paço dos Alcaides. Nela concentra-se muito do comércio e restauração, podendo beber-se a famosa Ginjinha em copo de chocolate. Destacamos a Livraria do Mercado, onde os livros estão expostos em estantes feitas com caixas de fruta, e que divide o espaço com o Mercado Biológico, que vende produtos regionais.
Junto à Porta da Vila, se se virar à esquerda e subirmos a escada de pedra acedemos ao caminho de ronda da muralha. O perímetro muralhado tem uma extensão de 1565m e do seu alto temos uma vista panorâmica da vila.
Passeando pelas ruas empedradas do bairro intra-muros descobrimos recantos e uma arquitetura de paredes caiadas a branco com apontamentos de azul ou de amarelo. Vasos com plantas e flores junto das casas e nas fachadas, tornam o ambiente pitoresco e acolhedor.
Fora de portas destaca-se o Aqueduto construído no século XVI. Com uma extensão de 3km detém um conjunto de arcos com altura considerável.
Ao longo do ano são promovidos em Óbidos diferentes eventos temáticos, nomeadamente: o Festival de Chocolate, a Vila Natal ou o Mercado Medieval.
0 Comentarios