Museu Grão Vasco em Viseu elevado à categoria de Museu Nacional

Museu Grão vasco
Reabilitado em 2004 por Eduardo Souto Moura, o Museu Grão Vasco foi elevado à categoria de museu nacional.


O Museu Grão Vasco, em Viseu, foi classificado como museu nacional em maio de 2015. Este é um ato pouco comum, que não se registava desde 1965. 

Sobre o Museu Grão Vasco

O Museu Grão Vasco localiza-se na Praça da Sé, em pleno centro histórico de Viseu.

O edifício original era uma antiga residência episcopal, o Paço dos Três Escalões. Destinava-se, assim, a colégio para a formação do clero. A construção teve início em 1593, prolongando-se até à primeira metade do século XVII. Embora se desconheça a autoria do projeto original, presume-se que se deva a um arquiteto de origem castelhana.

O Museu Grão Vasco foi fundado em 1916, para preservar e valorizar o património histórico, artístico e arqueológico da região de Viseu, em especial as pinturas de Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco.

Em 2004 ficou concluída a obra de reabilitação do edifício, sendo o autor Eduardo Souto Moura.

Dado se tratar de um edifício emblemático de Viseu, Souto Moura pretendeu manter o mais possível a sua identidade exterior. 

Foi introduzida nova caixilharia em latão oxidado com vidro duplo, que melhora o conforto interior sem descaracterizar a fisionomia exterior. Também a colocação de sistema de vedação de luz em portadas pelo interior, não afeta a imagem da fachada existente.

A decisão de usar cobertura plana, embora difícil e não consensual na opinião pública, prendeu-se com questões técnicas e de melhoria das condições térmicas.

O interior foi limpo de elementos que o desvirtuavam e adaptado às exigências de um programa museológico novo.


+INFO
Museu Grão Vasco


0 Comentarios