Reabilitado em 2004 por Eduardo Souto Moura, o Museu Grão Vasco foi elevado à categoria de museu nacional.
O Museu Grão Vasco, em Viseu, foi classificado como museu nacional em maio de 2015. Este é um ato pouco comum, que não se registava desde 1965.
Sobre o Museu Grão Vasco
O Museu Grão Vasco localiza-se na Praça da Sé, em pleno centro histórico de Viseu.
O edifício original era uma antiga residência episcopal, o Paço dos Três Escalões. Destinava-se, assim, a colégio para a formação do clero. A construção teve início em 1593, prolongando-se até à primeira metade do século XVII. Embora se desconheça a autoria do projeto original, presume-se que se deva a um arquiteto de origem castelhana.
O Museu Grão Vasco foi fundado em 1916, para preservar e valorizar o património histórico, artístico e arqueológico da região de Viseu, em especial as pinturas de Vasco Fernandes, conhecido como Grão Vasco.
Em 2004 ficou concluída a obra de reabilitação do edifício, sendo o autor Eduardo Souto Moura.
Dado se tratar de um edifício emblemático de Viseu, Souto Moura pretendeu manter o mais possível a sua identidade exterior.
Foi introduzida nova caixilharia em latão oxidado com vidro duplo, que melhora o conforto interior sem descaracterizar a fisionomia exterior. Também a colocação de sistema de vedação de luz em portadas pelo interior, não afeta a imagem da fachada existente.
A decisão de usar cobertura plana, embora difícil e não consensual na opinião pública, prendeu-se com questões técnicas e de melhoria das condições térmicas.
O interior foi limpo de elementos que o desvirtuavam e adaptado às exigências de um programa museológico novo.
+INFO
Museu Grão Vasco
0 Comentarios