A imagem de Águeda está já indissociavelmente ligada aos seus coloridos guarda chuvas que cobrem as ruas do centro histórico durante os meses de verão. Simultaneamente, tem-se apostado na arte urbana de autor.
No âmbito do festival Agit Águeda 2012 surge o projeto "Umbrella Sky". Consistiu numa instalação artística, que cobriu as ruas do centro histórico de Águeda com coloridos guarda chuvas. Para além de oferecerem proteção solar nos quentes meses de verão, os guarda-chuvas oferecem uma explosão de cor e viram as nossas cabeças para este novo "teto" das ruas. Rapidamente as imagens dos guarda chuvas coloridos de Águeda se espalharam pela internet. Este fator foi determinante para o aumento exponencial de visitantes nacionais e turistas na cidade. O enorme sucesso levou a que desde então a edição se repita anualmente, entre os meses de julho a setembro.
Paralelamente, tem-se investido na produção de arte urbana. Muitos edifícios devolutos, muros ou mobiliário urbano, ganham cor e vida. São já dezenas de espaços para serem descobertos, o que coloca Águeda num dos locais a visitar para quem gosta de arte urbana.
O projeto "Umbrella Sky" tornou-se, assim, um catalisador do turismo. Alguma imprensa internacional, como a Architectural Digest ou a CNN, referiu-se às ruas de Águeda como das mais bonitas do mundo. Simultaneamente, a iniciativa funcionou como um elemento de regeneração urbana, uma vez que veio trazer movimento a uma área urbana em declínio de vivência urbana.
0 Comentarios