O edifício do Tribunal de Gouveia projetado por Barbosa & Guimarães, arquitectos é um edifício com uma linguagem forte e assumidamente contemporânea.
Inaugurado em maio de 2011, o Tribunal Judicial de Gouveia foi projetado por Barbosa & Guimarães. O atelier de Matosinhos é dirigido pela dupla de arquitetos José António Barbosa e Pedro Guimarães.
Gouveia é uma cidade do distrito da Guarda e uma das portas de entrada na Serra da Estrela. O edifício implanta-se no remate da Rampa do Calvário, junto à Câmara Municipal e a dois jardins públicos.
Tribunal de Gouveia: arquitetura
A ideia base do projeto assenta na criação de uma praça, que ocupa todo o lote, formando um embasamento de pedra, sobre o qual poisa por intermédio de quatro grandes pilares o corpo branco do tribunal.
O embasamento forma uma grande plataforma de nível que resolve as diferenças de cota existentes no local. Transforma-se, assim, numa espécie de praça pública. Por outro lado, a sua materialidade em pedra reforça igualmente a relação com o sítio, onde predomina o granito. Este embasamento, forma um piso parcialmente em cave, onde funcionam as conservatórias. Apesar de ser encerrado para o exterior, a iluminação natural dos espaços é garantida por grandes envidraçados voltados para um pátio interior.
O corpo do tribunal é em betão aparente branco, poisando por intermédio de quatro "pilares" sobre o embasamento. As fachadas possuem rasgos de diferentes dimensões, escavados nas empenas. Formam assim um jogo geométrico abstrato tridimensional.
O acesso principal ao edifício faz-se por uma escadaria em betão inserida no pátio central, rasgado desde o embasamento e aberto para o céu.
No interior do corpo do tribunal um átrio ocupa a quase totalidade do topo norte possuindo um rasgo em toda a sua extensão. Estabelece assim uma comunicação com o jardim a norte. A sala de audiências, revestida exteriormente a madeira, é iluminada por um conjunto de claraboias que se destacam na volumetria exterior.
O novo edifício do Tribunal de Gouveia tem uma forte identidade, assumindo-se assim quase como um edifício-lugar.
0 Comentarios