O Museu da Vila Velha, em Vila Real, é uma obra assinada por António Belém Lima, que divulga a cultura, história e património local. Foi galardoado com o Prémio Arquitetura do Douro 2008.
O Museu Arqueológico da Vila Velha, foi construído no âmbito do Programa Polis de Vila Real. Este programa teve como objetivo a requalificação da Vila Velha, o núcleo primitivo da cidade de Vila Real.
Integrado no programa, foram empreendidas, em 2003, um conjunto de escavações arqueológicas, que vieram confirmar o valor arqueológico do núcleo da Vila Velha. A intervenção promoveu também a recuperação e reordenamento do edificado existente de modo a restabelecer-se a métrica medieval. Foram ainda criadas infraestruturas básicas de saneamento e efetuados arranjos exteriores públicos com introdução de mobiliário urbano e iluminação.
Museu da Vila Velha: arquitetura
O Museu Arqueológico da Vila Velha foi inaugurado em 2008. sendo o projeto da autoria de António Belém Lima. O museu tem como objetivo a divulgação da cultura, história e património local. Conta com uma exposição permanente intitulada: "Vila Velha - Novas Memórias". Detém ainda áreas para exposições temporárias.
Exteriormente o edifício assume-se com uma volumetria monolítica, cujo revestimento em pedra contrasta com apontamentos e caixilharia de cor negra.
A ideia do projeto, segundo António Belém Lima, foi criar um "volume pétreo e silencioso", um elemento arquitectónico neutro. Assim, este edifício nasce do respeito pelas preexistências arqueológicas e do estabelecimento de uma relação de harmonia com a área verde envolvente.
No interior, as aberturas foram pensados por forma a oferecer "quadros" da paisagem envolvente.
Em 2019, o Museu sofreu danos ocasionados pela passagem das depressões Elsa e Fabien, o que levou ao seu encerramento. Reabriu ao público no início de 2021.
Prémios
2008 | Arquitetura do Douro2021 SETEMBRO, 15 (atualização)
Registo fotográfico: agosto 2012
0 Comentarios