Plataforma das Artes e da Criatividade em Guimarães

arquitetura portuguesa A Plataforma das Artes e da Criatividade, do atelier Pitágoras Arquitectos, é um projeto de conversão do antigo Mercado Municipal de Guimarães, num espaço multifuncional, dedicado à atividade artística, cultural e económico-social.


O projeto da Plataforma das Artes e da Criatividade foi criado no âmbito da nomeação de Guimarães como Capital Europeia da Cultura, em 2012.

Trata-se de espaço multifuncional, dedicado à atividade artística, cultural e económico-social. Integra três áreas programáticas: Centro de Arte, com a exposição permanente de José Guimarães espalhada por várias salas e dividida tematicamente; Laboratórios Criativos, ou seja, gabinetes de apoio empresarial; e Ateliers Emergentes, isto é, espaços para criadores artísticos.

O projeto engloba a reconversão dos edifícios que integravam o antigo Mercado Municipal de Guimarães, bem como de redesenho da “praça” por eles definida e de terrenos anexos. Foi ainda criado um novo edifício, com uma linguagem assumidamente contemporânea. O projeto é da autoria de Pitágoras Arquitectos, tendo sido inaugurado em junho de 2012.

Com uma localização privilegiada, junto ao centro histórico, este projeto veio permitir a requalificação urbana, reintegrando o espaço na malha urbana. <7p>

O antigo Mercado Municipal foi projetado pelo arquiteto José Marques da Silva, na década de 30 do século XX. A ideia de projeto de reconversão foi a de preservar o desenho das fachadas do antigo Mercado voltadas para rua, reorganizar totalmente os espaços interiores, bem como, redesenhar os alçados voltados para a praça interior. A escala do edificado existente manteve-se.

O novo corpo, assume uma linguagem diferenciadora. Conforma-se num conjunto de volumes paralelepipédicos aparentemente cegos, com revestimento exterior em perfis metálicos em latão e superfícies de vidro cromatizado.

No desenho da praça, foi utilizada uma linguagem minimal, possuindo uma grande área livre com pavimento em grandes lajes de betão e preservando as árvores existentes a nascente.


Prémios

Detail Prize Award 2012
Reddot Design Award “best of the best 2013”
Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2013
Nomeação para o grupo de 25 finalistas candidatos ao Prémio Mies van der Rohe 2013


Registo fotográfico: setembro 2021 
Artigo republicado em 2021.10.14

0 Comentarios