Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra

Centro sangue Coimbra

O edifício do Instituto Português do Sangue em Coimbra, projetado pelos ARX Portugal, é um volume cinzento, com uma curvatura adaptada à ia do pinhal envolvente.

 

O Centro de Sangue e da Transplantação de Coimbra tem por missão garantir a dádiva, colheita, análise, processamento, preservação, armazenamento e distribuição de sangue, de tecidos e de órgãos humanos. Constitui a maior reserva de sangue do país. É assim capaz de garantir as necessidades de todos os hospitais públicos e privados. É igualmente um dos maiores laboratórios de biologia molecular da Europa.

Centro Sangue Coimbra

Centro do Sangue de Coimbra: arquitetura

O Centro de Sangue de Coimbra localiza-se junto ao Hospital dos Covões, na freguesia de S. Martinho do Bispo. Inaugurado em outubro de 2011 o projeto é da autoria de ARX Portugal arquitectos. A obra foi ganha por concurso público em 2001.

Centro Sangue Coimbra

O local de implantação no meio de um pinhal, no cimo de uma encosta, transmite uma sensação de tranquilidade. Mantém também um certo isolamento face à cidade.

Centro Sangue Coimbra

O projeto vai buscar referências à obra do finlandês Alvar AAlto, e ao seu profundo respeito pela natureza. Este edifício assume-se, assim, como um objeto singular, que marca a paisagem, mas que simultaneamente se integra no pinhal que o envolve.

Trata-se de um volume cinzento, forrado a chapas de zinco, que assume uma forma curva, adaptada à topografia do terreno. É totalmente aberto nos topos nascente e poente. As fachadas norte e sul forradas a chapa possuem rasgos de assumida horizontalidade. Mas enquanto os vãos da fachada que forma o ângulo convexo projetam-se para fora, os da fachada côncava (a sul) são complanares à fachada.

Centro Sangue Coimbra

2021 NOVEMBRO, 22 (republicação)

0 Comentarios