Mercado do Bom Sucesso: arquitetura modernista e de hoje

arquitetura portuguesaExemplo de referência da arquitetura modernista do Porto, o Mercado do Bom Sucesso continua hoje bem vivo depois de recuperado, em 2013, pelos FA.A Arquitetos.

 

Quem olha hoje para o Mercado do Bom Sucesso ainda pode ler o seu traço modernista original. O edifício foi projetado em 1949, pelo gabinete ARS formado pelos arquitetos Fortunato Cabral, Cunha Leão e Morais Soares. Foi inaugurado em 27 maio de 1952 e classificado como Monumento de Interesse Público em 2011.

A estrutura é em betão armado e a cobertura abobadada rasgada por grandes envidraçados, que invadem de luz o interior. A cércea era de três pisos, sendo a zona central ocupada pelas bancas e a periferia por lojas independentes.

Com o decorrer do tempo, a atividade do Mercado entrou em declínio, quer pela construção de outras superfícies comerciais na zona, quer porque os hábitos de consumo se foram modificando.

O Município decide então entregar a sua gestão a uma entidade privada. A superfície foi assim concessionada, por um período de 50 anos, a uma empresa da construtora Mota-Engil.

Mercado do Bom Sucesso Mercado do Bom Sucesso

Requalificação do Mercado do Bom Sucesso

Foi, assim, encetado um processo de recuperação do edifício, com assinatura do atelier FA.A – Ferreira de Almeida Arquitetos. O Mercado do Bom Sucesso reabriu ao público em junho de 2013.

O espaço do mercado foi requalificado numa otica atual, instalando-se novas valências, como o Hotel da Música e uma área de escritórios, ocupada pela Fundação António da Mota, fundador da Mota-Engil. Na zona central, onde existiam as bancas, foram criados quiosques para restauração.

Em termos de conceito, preservou-se a linguagem original, adicionando-se novos volumes, soltos do corpo principal, que correspondem às novas valências.

No interior destaca-se o efeito cénico da luz solar que entra pelos envidraçados ao nível da cobertura, modelando os novos volumes e criando padrões geométricos sobre as superfícies. Também as diferentes cores dos materiais utilizados introduzem riqueza espacial.

Por outro lado, o conceito atual, devolveu vida ao edificio, embora com uma vocação distinta da original.

O projeto de requalificação do mercado do Bom Sucesso foi um dos quatros vencedores europeus dos Global Awards for Excellence, promovidos pelo Urban Land Institut, de Nova Iorque.

Mercado do Bom Sucesso Mercado do Bom Sucesso Mercado do Bom Sucesso
Fotografia: Ana Escada



Nova gestão

No início de fevereiro de 2020 foi divulgada uma nova gestão do Mercado do Bom Sucesso, resultado de uma parceria entre os Grupos Amorim e Sonae. Com esta mudança de gestão pretende-se empreender obras para converter o espaço num supermercado. Será, contudo, mantida  a praça da alimentação, o hotel e os escritórios da Fundação Manuel António da Mota.

Mercado do Bom Sucesso Mercado do Bom Sucesso
Fotografia: Jorge Paulo


2020 MAIO, 29 (atualização)

0 Comentarios