Percurso Pedonal Assistido de Montemor-o-Velho: subir ao castelo por escadas rolantes

arquitetura portuguesaTrês lanços de escadas rolantes vencem o desnível da encosta sul do castelo de Montemor-o-Velho. Uma intervenção urbanística do Município coordenada pelo arquiteto Miguel Figueira.

O Percurso Pedonal Assistido de Montemor-o-Velho foi desenvolvido pela Divisão de Projeto Urbano do Município, com coordenação do arquiteto Miguel Figueira. Inaugurado em junho de 2013, vem, deste modo, melhorar as acessibilidades a moradores e potenciar o turismo.

Escadas rolantes Montemor o Velho Escadas rolantes Montemor o Velho


Percurso Pedonal Assistido de Montemor-o-Velho: arquitetura

O novo percurso une a cota baixa da Praça do Município à cota alta do antigo caminho de ronda do castelo. Vence assim um desnível de cerca de 30 metros. É constituído por três lanços de escadas rolantes, ladeadas de escadas em pedra.  Por outro lado, vários patamares a cotas intermédias fazem a transição entre os lanços de escadas e dão acesso a arruamentos existentes. Também os muros, em pedra, foram recuperados, sendo rematados a branco.

Escadas rolantes Montemor o Velho
Escadas rolantes Montemor o Velho

O percurso oferece-nos assim novos pontos de vista sobre a vila, os campos do Mondego e o próprio castelo.

Escadas rolantes Montemor o Velho

Somos tentados a (re)descobrir as ruas do núcleo histórico. Pode ver-se, assim, troços de muralha ou poemas inscritos em algumas paredes.

castelo de Montemor o Velho

O subir/descer de habitantes e visitantes, como nós, pretendeu introduzir um novo dinamismo a esta área. A criação deste percurso permitiu, igualmente, que o castelo se voltasse novamente para sul.

Montemor o Velho

Prémios

Prémio AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte)

0 Comentarios