Silves é uma cidade do Algarve com muitos séculos de história. Povoada desde a pré-história, é ocupada pelos romanos e depois conquistada pelos Muçulmanos no século VIII, que impulsionam o seu desenvolvimento. Posteriormente, em 1266, é-lhe atribuído o 1º foral.
Castelo de Silves
O castelo de Silves ocupa uma posição privilegiada no topo da colina. Detinha, assim, uma posição dominante sobre a foz do rio Arade. A sua construção remonta ao século XI, aquando da conquista da cidade pelo rei muçulmano Al-Mutamide. Mas a conformação que hoje lhe conhecemos deve-se às obras dos séculos XII e XIII. O castelo de Silves constitui, assim, um dos melhores exemplos de arquitetura militar islâmica em Portugal. É igualmente um dos monumentos melhor preservados da região.
O castelo ocupa uma área de 12000m2 sendo constituído pela alcáçova e um pano de muralhas que envolvia a povoação. Possuía 3 portas e 11 torres. No interior da alcáçova encontrava-se o Palácio das Varandas, duas grandes cisternas de água e cilos de armazenamento de cereais. É construído em taipa revestida a arenito da região (grés) o que lhe confere o característico tom avermelhado.
A construção sofreu avultados danos provocados pelo terramoto de 1755. Em 1910 é classificado como Monumento Nacional pela DGEMN e na década de 40 é restaurado.Projeto de Requalificação do Castelo
Integrada no Plano de Requalificação da Cidade de Silves e no âmbito do programa Polis é empreendida pelo Município de Silves uma ampla reforma do espaço do castelo, concluída em 2009. O projeto é da autoria dos arquitetos Mário Varela Gomes e Pedro Correia da Costa. O arranjo urbanístico é dos arquitetos paisagistas Cláudia e Udo Shwartzer.
Os trabalhos incluíram, assim, a recuperação e consolidação das ruínas arqueológicas, a conservação da cisterna, o arranjo das torres e a construção de infraestruturas. Foram igualmente construídos passadiços em madeira para permitir a circulação através das ruínas arqueológicas dos dois palácios islâmicos e do jardim com sistemas de circulação de água. No exterior da entrada principal encontra-se uma escultura de bronze do rei D. Sancho I, o monarca que conquistou pela primeira vez Silves aos árabes.
Prémios
Prémio Cinco Estrelas Regiões 2020, na categoria “Monumentos Nacionais”, pelo segundo ano consecutivo.2020 MAIO, 01 (atualizado e republicado)
2014 JULHO, 02
0 Comentarios