LSF


LSF é um sistema construtivo em aço galvanizado que pelas suas características é uma solução de construção sustentável. Apresentação do sistema e as vantagens da sua utilização.


Light Steel Framing (LSF) é a designação internacional para descrever o sistema construtivo que utiliza o aço galvanizado como principal elemento estrutural. O sistema é também conhecido por estruturas de aço leve ou em aço galvanizado.

O uso deste sistema remonta ao séc. XIX nos Estados Unidos da América, uma vez que na época devido ao grande aumento populacional era necessário recorrer a materiais disponíveis localmente e a um sistema construtivo prático e rápido. No início do séc XX as siderurgias americanas começam a aperfeiçoar esta tecnologia, tendo sido apresentada, em 1933, na Feira Mundial de Chicago, um protótipo de habitação em LSF. Porém só a partir de 1990 este sistema começa a ser utilizado recorrentemente no sector residencial.

O conceito estrutural do sistema LSF é dividir as cargas da edificação num grande número de elementos estruturais onde cada um recebe uma parcela de carga.

O sistema é composto por painéis estruturais ou autoportantes de aço galvanizado, revestimento interior com painéis de gesso cartonado, isolamento térmico constituído normalmente por lã de rocha e revestimento de placas cimentícias ou sistema ETICS pelo exterior.

As lajes possuem o mesmo princípio estrutural dos seus painéis sendo constituídas por perfis de aço galvanizado com espaçamento de acordo com a modulação de toda a estrutura. O sistema LSF tanto pode ser utilizado em coberturas inclinadas, com revestimento em telha, como em coberturas planas.

0 Comentarios